top of page

Projeto #DivulgandoEscritores






Nome: Fabiane Zambelli de Pontes (como autora é Fabi Zambelli).


Idade: 28 anos no momento hahahaha...


Estado Onde Mora: Jundiaí












Como surgiu a ideia de escrever?

R: "A ideia surgiu, na verdade, de um sonho louco que tive. Nele, a cidade de Jundiaí estava tomada por Dragões que lutavam contra criaturas medonhas e bem sanguinárias, elas lembravam lobisomens, porém maiores e bem menos peludos.

O sonho me perseguiu por semanas e acabei colocando no papel. Por coincidência, à medida que eu ia escrevendo, outros sonhos referentes ao livro iam surgindo, o que me ajudou muito a visualizar os cenários e algumas cenas do enredo."


Quanto tempo demorou para a história ficar pronta?

R: "O livro levou aproximadamente quatro anos para ficar pronto. Eu comecei a escrever no finalzinho de 2006 e terminei no começo de 2010.

Admito que o enredo, para mim, não é exatamente complicado. Na verdade, é uma escrita bem singela e, portanto, nada mirabolante demais. Contudo, demorei tanto tempo para escrever, porque na época, a escrita era como uma terapia para mim...

Sempre AMEI escrever e ler, porém, naquele período da minha vida eu não estava no melhor de mim. Então, por mais que escrever me abstraísse dos problemas, ainda assim, eu continuava sendo traga por eles, o que minava muito a minha vontade de continuar.

No entanto, minhas amigas (as quais chamo carinhosamente de maridas) não desistiram de mim e continuaram me incentivando até finalizar! Sem mencionar a minha família, a qual estava louca para ver um livro meu publicado.

E foi tanto apoio que, em 2010, consegui terminar de escrever o enredo e seis anos depois, eu FINALMENTE consegui uma Editora que acreditasse no meu livro."


O que o leitor pode esperar dos seus livros?

R: "Conto de Dragões é o meu primeiro livro publicado, contudo, admito que tenho muitos outros na gaveta!

Cada obra possui a sua singularidade, no meu arquivo tem um pouco de tudo, há romance, aventura, suspense, terror, hot-lit,... Enfim... Como eu leio muitos gêneros, acabo escrevendo estilos diferentes também, mas confesso que tenho uma queda tremenda por tramas fantásticas!

E em Conto de Dragões, o leitor pode esperar romance, aventura, um pouco de mistério, fantasia aos montes e muito mais!

No livro, meus personagens não são exatamente convencionais...

A garota principal, Mariane, é uma mulher acima do peso, corpo curvilíneo, divertida, alegre, amorosa, um tanto louquinha, de cabelos e olhos castanhos, além de uma criatividade surpreendente (tanto é que sua maior paixão são dragões). Ao redor dela há muito mais mistério e suspense do que deveria ter para uma pessoa que considerava sua vida normal demais.

Andrey é um personagem cheio de altos e baixos, há momentos em que é extremamente confiante e até arrogante, em outros, um garoto confuso e com medo de estragar tudo. Ele possui um caráter surpreendente nobre, apesar de rebelde, e bem independente. O maior motivo de suas constantes mudanças de humor é Mariane, a qual mexe com ele de uma forma difícil de se explicar, já que os sentimentos de ambos são pautados em cima de uma conexão surreal.

Também há o Matheus, um garoto estourado e super protetor; há a Karen, uma amiga totalmente fora da casinha; Giulian, o rei Giant, o qual possui um temperamento complicado e totalmente sanguinário... Enfim, são tantos personagens com características tão diferentes, que acredito que ao menos um deles vá agradar aos leitores.

Sem mencionar toda a guerra entre Dragões e Giants que está prestes a chegar ao seu ápice. E no meio de tudo isso, estão os humanos que inicialmente ficam perdidos dentre tanta confusão! O que não é para menos, afinal, até então, acreditavam que dragões eram apenas criaturas fictícias e de repente, ali estão eles, virando a realidade de cabeça para baixo!

De qualquer forma, pode-se esperar uma leitura singela, porém de coração! Algo feito para transportar o leitor para longe dos problemas, assim como a escrita deste livro me ajudou com um dos meus."

Você prefere escrever livros únicos ou séries?

R: "Como eu comentei, tenho vários livros na gaveta e lá, há várias séries (trilogias, duologias, quadrilogias...), além de obras únicas, como é o caso de Conto de Dragões, ou seja, eu gosto tanto de escrever/ler enredo que se encerram em um único volume, quanto de tramas que se entendem um pouco mais, indo muito mais além do que um único titulo poderia comportar.

E no caso de Conto de Dragões, como eu disse, o livro está fechado, é uma narrativa com começo, meio e fim. Mas, confesso que deixei algumas coisinhas pequenas em aberto (nada que vá prejudicar a leitura do enredo), assim, se der certo, poderei publicar mais uma obra da saga, outro volume independente, porém com os mesmo personagens e o mesmo universo. Inclusive, até já tenho um nome e um roteiro em andamento."

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever?

R: "Bom... Como boa bibliófila que sou, leio até demais (mentira! leitura nunca é demais!).

E como sou bem eclética para escolher meus gêneros literários, acabo lendo de tudo. Por isso, admito que tive muitos autores como referência, fossem eles nacionais ou internacionais.

Existem detalhes da narrativa em que busquei uma alusão a forma de descrição de Stephen King; outras fui um pouco mais atrás no tempo e busquei por conselhos de J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis; também me inspirei em J.K. Rowling e Philip Pullman; os autores Christopher Paolini, Kiera Cass e Rick Riordan também me ajudaram muito.

Além disso, usei como norte dentro da literatura brasileira o Pedro Bandeira, Ziraldo, Eduardo Spohr, Raphael Draccon, André Vianco, Denise Flaiban, Ana Macedo, Larissa Siriani, Jairo Sarfati, Dáfne Freitas, Nicolas Catalano... Entre outras dezenas de nomes que JURO são incríveis!

A literatura nacional tem uma gama de escritores maravilhosos e extremamente talentosos!"

Você gosta de ouvir música enquanto escreve?

R: "Com certeza!

Quando eu escrevo, gosto de escutar trilhas sonoras de filmes e animes, além de músicas instrumentais de compositores célebres (por suas trilhas sonoras em grandes filmes do cinema atual) e de musicistas desconhecidos ou famosos por seus canais no YouTube!

Eu até vou citar alguns nomes para que fiquem ais fácil entender o que eu escuto: Hans Zimmer, Danny Elfman, Alexandre Desplat, Ryuichi Sakamoto, Lindsey Starling, E.S. Posthumus, Epic Celticc Music, Iliya Zaki, Robert Slump, Phoenix Music, Thomas Bergersen, Taylor Davis, Peter Hollens, The Piano Guys, Takanashi Yasuharu, John Powell, etc...

Mas confesso que escuto bastante Imagine Dragons, Bastille, OneRepublic, Metallica, Iron Maiden, ACDC, Scorpions, Guns N' Roses, Queen, Lacuna Coil, Sonata Artica e entre outros rocks/metais/indies."

Você segue carreira como escritora ou tem outra profissão?

R: "Na verdade, eu tenho outras profissões além de escritora.

Sou jornalista e assessora de imprensa (por enquanto, estou fazendo freelas nessas áreas), também sou promoter (realizo um evento aqui, outro ali... principalmente eventos literários) e chef de cozinha (trabalho como personal chef e organizo jantares).

Ás vezes pego alguns textos para traduzir do inglês/espanhol/italiano. E gosto de resenhar as obras que leio (apesar de o meu blog estar meio parado no momento). Contudo, pretendo seguir a carreira de escritora e ajudar quem deseja começar nesse meio também."

Deixe uma mensagem para nossos leitores:

R: "Vou escrever aqui o que eu geralmente costumo deixar como mensagem quando me pedem.

A vida não acontece da forma que gostaríamos... o que considero uma coisa boa!

Se tudo ocorresse do jeitinho que esperamos, acredito que as nossas batalhas não teriam tanta graça e rapidamente passaríamos a nos entediar e apenas a existir... Perderíamos nossa gana, a nossa vontade de sonhar e não teríamos mais aquele gostinho especial que sentimos quando FINALMENTE conquistamos alguma coisa.

Por isso, não desanimem!

Continuem lutando, continuem acreditando, continuem sonhando!

Afinal, um dia esse sonho pode se tornar realidade e a sua vida pode dar uma bela duma reviravolta e ir na direção de algo incrível!

Talvez, esse “algo incrível” não era o que você esperava... Mas, com certeza, será surpreendente!

O que vale é a surpresa e continuar com a força de vontade à mil!

E lembrem-se: tudo passa...

Coisas ruins passam, portanto, não se desesperem!

Coisa boas também passam, por isso, continuem a correr atrás das próximas!

Sonhem, meus caros! Sonhem!

E quem sabe um dia, um dragão não apareça em suas vidas também?

Svegliati! Perchè il sogno si è trasformato in realtà... ;)"

Quem estiver interessado em ler o seu livro onde pode comprar?

R: Como eu não sei quem vai ler a minha entrevista e nem de onde são, vou falar dos endereços online, assim, fica mais fácil de encontrar!


Submarino: http://www.submarino.com.br/produto/16233458/conto-de-dragoes


Lojas Americanas: http://www.americanas.com.br/produto/16233458/conto-de-dragoes


Amazon: https://www.amazon.com.br/Conto-Drag%C3%B5es-Fabi-Zambelli/dp/8542809076/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1471314744&sr=8-2&keywords=conto+de+drag%C3%B5es


Livraria Saraiva: http://www.saraiva.com.br/conto-de-dragoes-9391533.html


Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/conto-de-dragoes-46334750


Cia dos Livros: http://m.ciadoslivros.com.br/conto-de-dragoes-735353-p609363


Livraria da Folha: http://livraria.folha.com.br/livros6/literatura-brasileira/conto-dragoes-fabi-zambelli-1345680.html


Editora Novo Século: http://www.gruponovoseculo.com.br/selos/talentos-da-literatura-brasileira/ficcao/fantasia/conto-de-dragoes.html


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page