Resenha Livro: EXTRAORDINÁRIO
Eu não conhecia a autora R. J. Palacio antes de ler o livro Extraordinário, e agora que eu terminei esta incrível leitura eu estou apaixonada.
Informações Técnicas:
Título: Extraordinário (BR) / Wonder (EUA)
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Edição: 1
Ano: 2013
Número de páginas: 313
"August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."
O livro Extraordinário narra a história do pequeno Auggie ao enfrentar pela primeira vez a escola, mas sem dúvida esse não é o assunto abordado mais importante.
O personagem principal nos mostra como o mundo é cheio de preconceitos e repleto de pessoas más. A autora, de forma brilhante, nos faz enxergar nossos piores pecados e defeitos, mesmo que não sejamos pessoas ruins.
Com pensamentos bem descritos, R. J. Palacio, infelizmente me fez perceber, em diversas vezes, pequenas semelhanças entre as ações e pensamentos de alguns personagens e ações e pensamentos que eu mesma tenho.
Os temas principais deste maravilhoso livro são preconceitos, em sua pior forma; a difícil aceitação; a força da amizade; e como é lindo o sentimento mais puro e verdadeiro, o AMOR.
Em relação a parte física do livro, podemos encontrar o que de mais comum está a venda no Brasil, livro Paperback, com capa de brochura, com orelhas e com folhas amareladas e de boa qualidade.
Agora eu consigo entender o porquê do sucesso do livro Extraordinário. Ele é o livro perfeito para agradar qualquer faixa etária e agradar os diferentes gêneros literários.
Extraordinário é um livro único, que entende e consegue descrever perfeitamente o que as pessoas com algum tipo de deficiência sofre em relação ao preconceito. Um verdadeiro best-seller que nos apresenta visões diferentes de uma mesma situação e que a partir delas podemos refletir e nos tornar pessoas melhor.